Os servidores públicos de Caraguatatuba, no Litoral Norte, participaram de uma importante iniciativa organizada pela CSP-Conlutas Vale do Paraíba, no último sábado (13).
Companheiros e companheiras do funcionalismo se reuniram na Colônia de Férias do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, para discutir os principais problemas enfrentados pela categoria.
Há anos, os servidores sofrem com o descaso do poder público e de sua representação sindical. O resultado desse cenário foi a piora nas condições de trabalho e uma grande desvalorização das carreiras.
O resultado desta política de desmonte do setor público afeta diretamente a população de umas das principais cidade do litoral paulista.
Além disso, a cada ano, o funcionalismo municipal vê seu poder de compra diminuir continuamente.
Os reajustes salariais, quando ocorrem, sequer são capazes de cobrir a inflação do período. Isso gerou o empobrecimento massiva da categoria.
É preciso lutar!
Devido ao drama descrito, um dos principais temas abordados no evento foi a necessidade de ter um sindicato combativo, sem rabo preso com governos e patrões.
Somente uma entidade combativa e autônoma pode organizar os trabalhadores para fazer a luta necessária para defender direitos e salários.
Neste sentido, também foi apresentada a CSP-Conlutas aos participantes, bem como seus princípios norteadores: classismo, internacionalismo e independência.
Foi amplamente abordado o fato de nossa central construir as lutas se baseando nas necessidades reais dos trabalhadores e não em alinhamento com qualquer governo.
“A CSP-Conlutas realizou uma importante plenária com os Servidores Municipais de Caraguatatuba, que foi amplamente convocada na base. Vamos juntos construir um Sindicato Classista, Democrático, de Luta e Representativo”, afirma Antônio Macapá, metalúrgico e integrante da CSP-Conlutas Vale do Paraíba.
Debates
Os servidores também puderam falar sobre demandas específicas como a ampliação de direitos, a mobilização contra o sucateamento do serviço público e a luta contra o assédio e a terceirização.
Também foram debatidos os temas da valorização dos agentes de Saúde, que são linha de frente na luta contra a dengue e a inclusão dos agentes de desenvolvimento infantil como parte do corpo docente da cidade.
“A plenária foi muito importante para nós servidores e mostra que ainda existe vida entre nós, mesmo diante de tanto assédio e opressão. Estamos no caminho certo e juntos com a CSP-CONLUTAS vamos fazer uma revolução em Caraguatatuba”, afirma o servidor Anderson de Oliveira Santos, que há 15 anos trabalha no setor público.
“O encontro foi realmente um marco importante para nós, servidores de Caraguatatuba! Foi uma oportunidade valiosa para trocarmos experiências, conhecimentos e desafios entre os diferentes municípios e segmentos sindicais”, afirma Alexandra Fachini, Fiscal de Saúde Pública, lotada na Secretaria de Saúde/ Zoonoses.
“Agradeço imensamente a todos os colegas que se fizeram presentes. A participação de cada um demonstra a força do nosso movimento e a nossa vontade de construir um sindicato mais forte, que represente de verdade os nossos interesses e lute pelos nossos direitos. Também gostaria de agradecer à Conlutas pelo apoio constante. A parceria com a Conlutas tem sido fundamental na nossa luta por um futuro melhor para todos os trabalhadores. Juntos, estamos construindo uma história de resgate de direitos, respeito e valorização. Tenho certeza de que, com a união e a força de todos, vamos alcançar grandes vitórias”, conclui Alexandra.