Morreu nesta segunda-feira (19), aos 44 anos, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado a CSP-Conlutas, Anderson Elias Xavier, o Costelinha. Ele foi vítima de complicações respiratórias decorrentes de pneumonia e estava internado desde quinta-feira (15). Era casado com Simone e tinha dois filhos, Guilherme, 22 anos, e Gabriele, 17.
A diretoria do Sindicato decretou luto oficial de dois dias. Em breve, serão divulgadas as informações sobre o velório e sepultamento. A sede e subsedes da entidade serão fechadas nesta segunda, às 13h, e terça-feira o dia todo, com reabertura na quarta-feira (21).
Operário da Caoa Chery desde 2014, ano em que a fábrica foi inaugurada em Jacareí, sempre esteve na linha de frente, lutando pelos trabalhadores. Antes de ser diretor, atuou como cipeiro na fábrica. Participou da greve que se tornou histórica na Chery, em 2017. Foram 30 dias de paralisação contra terceirização e por estabilidade para lesionados.
Ao longo de sua trajetória como dirigente do Sindicato, Costelinha teve ampla participação nas lutas da categoria, especialmente em Jacareí, cidade onde residia. Era filiado ao PSTU e participou de várias lutas políticas na região.
“É uma grande perda para nós que pudemos contar com a atuação combativa desse companheiro. Deixamos aqui toda nossa solidariedade aos seus familiares e amigos”, lamenta o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
Anderson Costelinha, presente!
Com informações de SindmetalSJC (https://www.sindmetalsjc.org.br/n/7069/morre-o-diretor-sindical-anderson-costelinha)