Os trabalhadores da ICL América do Sul, em Jacareí, realizaram uma nova paralisação de três horas nesta segunda-feira (2).
Desta vez, a mobilização é em resposta à tentativa da empresa de cancelar o Plano de Saúde Bradesco e o substituir por um plano local inferior.
Após a manifestação os companheiros e companheiras organizados pelo Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região aprovaram o estado de greve e deram um prazo de 48h para que a empresa inicie as negociações.
Esta é a terceira paralisação realizada neste ano. No início de julho, os trabalhadores cruzaram os braços contra o assédio moral e discriminação racial.
Já em agosto, foi declarada uma greve motivada pelas demissões realizadas pela ICL e pela efetivação dos trabalhadores temporários.
Em dezembro de 2023, a ICL veio com fortes ataques tanto nas unidades de Jacareí como São José dos Campos, mas a base e o Sindicato fizeram uma poderosa e vitoriosa greve de 7 dias.
A equipe de RH foi destituída e após a greve a empresa contratou outra equipe de RHs para tentar aplicar mudanças drásticas e vieram novos ataques como relatado acima.
A ICL é uma empresa com matriz em Israel, que está matando milhares de palestinos da faixa de Gaza.
Hoje, um dos principais sindicatos de Israel iniciou uma Greve Geral contra o governo desse país, exigindo negociações de paz.
Os piquetes fecharam o aeroporto e as principais avenidas, milhares de manifestantes se uniram aos protestos contra o governo.
Nada mais oportuno que paralisar a ICL no dia da Greve Geral em Israel.
Nossa paralisação na ICL de Jacareí é para preservar direitos, é pelo direito à vida, mas somos solidários com a luta dos trabalhadores de Israel contra o governo Netanyahu.