This is your default notification bar which you can use to an announcement, sale and discount.

Justiça determina reintegração de cinco metroviários demitidos após luta contra privatização

Os metroviários de São Paulo conquistaram uma importante vitória na Justiça, nesta segunda-feira (4). Em caráter liminar, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região determinou a suspensão das demissões de cinco, dos oito trabalhadores demitidos por lutarem contra a privatização do Metrô, Sabesp e CPTM. 

Em sua decisão, a juíza Renata Orsi Bulgueroni, determina a reintegração dos metroviários Benedito Leite de Lima, Gabriela Ferreira Pomin, Priscila Guedes da Silva, Rodrigo Thiago de Souza e Sérgio Ricardo Machado.

O documento também estabelece uma multa diária de R$ 500,00, caso a direção do Metrô não integre os funcionários no prazo de 10 dias. Também está previsto o pagamento de todos os valores devidos durante o afastamento (verbas salariais e indenizatórias). 

“Em arremate, destaco que as sanções aplicadas são manifestamente desproporcionais à gravidade da suposta falta cometida pelos empregados: no máximo, caberia à ré aplicar eventual advertência ou suspensão dos trabalhadores por poucos dias”, diz trecho da decisão.

Os dirigentes sindicais Altino Prazeres, Narciso Soares e Alex Fernandez, também demitidos injustamente, não foram citados nesta liminar. Os ativistas têm um julgamento separado devido à atuação como representantes da categoria.

A primeira das audiências judiciais dos três sindicalistas deverá ocorrer na quarta-feira (6), e analisará o caso do membro da Executiva Nacional da CSP-Conlutas Altino Prazeres.

Campanha Internacional

Diversas entidades sindicais de outros países já enviaram moções exigindo a reintegração dos oito metroviários e metroviárias demitidos/as. Os esforços fazem parte de uma Campanha Internacional em defesa dos empregos dos trabalhadores.

Os documentos estão sendo aviados aos consulados brasileiros em cada país. Até o momento, já ingressaram na campanha organizações do México, Estados Unidos, Chile, Peru, Argentina, Paraguai, Itália e Mali.

“A reintegração dos 5 companheiros(as) demitidos injustamente em uma greve, foi uma Vitória dos Metroviários que não estão derrotados pelo Estado, mais também é uma vitória de toda a Luta contra as Privatizações Metro CPTM e Sabesp”, afirma Celso Borba, diretor da Fenametro.

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these