O Carnaval já chegou em muitas partes do país. A maior festa popular do Brasil, traz em sua origem o bom humor e também a força de um povo que sempre lutou.
Nas escolas de Samba ou nos blocos de rua, diversos temas são abordados pela agremiações, como as lutas da classe trabalhadora.
Por isso a CSP-Conlutas São Paulo faz um panorama do Carnaval de Luta que vem por aí!
Ao final da matéria você confere a agenda.
Diversão e Resistência
A dura situação que vivem os palestinos em Gaza, desde o início dos ataques de Israel, em outubro de 2023, é um dos temas que estão a todo momento no noticiário e também estarão nos cantos de Carnaval.
Inspirada na iniciativa do Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, A Frente em Defesa do Povo Palestino – São Paulo lançou o manifesto Carnaval: Diversão e Resistência, Palestina Livre.
Além da assinatura dos blocos, o objetivo é que os grupos que irão fazer a folia levem consigo adereços e símbolos utilizados em solidariedade aos palestinos. Também é fundamental levar as pessoas o pedido pelo cessar-fogo imediato em Gaza.
“Da potência de nossa folia, bradamos para que não tarde o tempo em que o povo palestino possa festejar a própria cultura em paz em suas terras! Palestina livre! Contra o genocídio do povo palestino! Cessar-fogo já!”, diz trecho do manifesto.
Acorda Peão
O tema da resistência Palestina estará presente na 24ª edição do desfile de Carnaval do Bloco Acorda Peão, em São José dos Campos (SP). Idealizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José, filiado à CSP-Conlutas, a folia reúne diversos sindicatos e movimentos sociais.
Composto pelo metalúrgico Renato Bento Luiz, o Renatão, a letra traz críticas ao massacre do povo palestino, comandado pelo governo de Israel: “Eu quero que a ONU explica. Palestino ou Israel. Quem de fato é terrorista”. Ouça o samba.
Contra as privatizações
Diferentes sindicatos e movimentos sociais que se uniram ainda em 2023 na luta contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM, no estado de São Paulo, também planejam um Carnaval de luta.
Com o tema “Privatizou, só piorou”, os foliões manifestantes denunciam os planos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de entregar o patrimônio público para enriquecer seus amigos empresários.
“Água é vida, água é tudo. Privatizar a Sabesp é um absurdo”, diz trecho da música, que completa: “Não ponha a mão, faça o favor. Largue a CPTM. Não mexe no meu Metrô. Ouça o samba.
Blocos feministas
O Carnaval é o momento ideal para se discutir o machismo e suas violências, além das mulheres poderem reivindicar o direito de poder fazer a festa como quiserem, sem se preocupar com qualquer perigo.
O Bloco Sofia da Vida, em São José dos Campos, e o Bloco Feminista, em São Paulo, são formados apenas por mulheres. Neste ano, elas vão levar as ruas novamente o debate sobre a igualdade de gênero e denunciar toda forma de violência machista.
Agenda do Carnaval de Luta:
Sexta-feira (9/2)
São Paulo
Bloco Feminista | 20h | Rua Augusta
Carnaval de Luta contra as privatizações | 20h | Rua Augusta
São José dos Campos
Sô Fia da Vida | 19h | Local à confirmar
Sábado (10/2)
São José dos Campos
Acorda Peão | 10h | Praça Carlos Maldonado Campoy