This is your default notification bar which you can use to an announcement, sale and discount.

Lei Maria da Penha completa 17 anos, mas ainda sofre sem investimentos

Fruto de muita luta das mulheres, essa é considerada a terceira melhor lei que tipifica a violência contra as mulheres no mundo.
O “Agosto Lilás” é, por isso, o mês destinado a conscientizar para o combate à violência às mulheres.

Entretanto, ao longo desses anos, mesmo ajudando a dar visibilidade à realidade da violência sofrida pelas mulheres e propor medidas de combate, a lei Maria da Penha não foi capaz de mudar essa brutal situação.

Primeiro, porque não há investimentos públicos consequentes para aplicar a lei na prática; segundo, porque o sistema capitalista é conivente com a violência machista e a incentiva a partir de uma série de ideologias que reforçam a opressão e a exploração contra as mulheres.
No ano passado, quase 250 mil mulheres registraram boletins de ocorrência denunciando agressões sofridas no ambiente doméstico, um crescimento de 2,9% em relação a 2021.

Já os feminicídios aumentaram 6,1%, alcançando 1.437 vítimas, mortas pelo simples fato de pertencerem ao sexo feminino. Foram 205 denúncias de estupros por dia.

A cada ano, os investimentos em políticas públicas em defesa da vida das mulheres, ao invés de aumentarem, diminuem. Foram sucessivos cortes no orçamento desde a promulgação da lei.

Por isso, é necessário que toda classe trabalhadora assuma a luta de reivindicar investimentos e garantias de proteção às mulheres. É urgente a construção de uma sociedade livre da opressão e exploração.

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these